E a Páscoa se aproxima…

E com ela, aquela vontade de experimentar todas as guloseimas com que nos deparamos a todo o momento! Mas cuidado! Evite o consumo excessivo de chocolate.
Em sua maioria, os Ovos de Páscoa e os demais chocolates em geral, são preparados com muito açúcar e gorduras trans. Essas, em excesso, podem prejudicar a saúde, pois elevam os teores do colesterol total e do colesterol ruim (LDL Colesterol) e reduzem os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que se consuma o mínimo possível essas substâncias.

Uma dica importante na hora de comprar chocolates ou Ovos de Páscoa é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional, na qual fica clara a composição deles. Nessa lista, os ingredientes são dispostos em ordem decrescente de quantidade. Assim, opte por chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar.

No caso de crianças, os pais devem ainda estar atentos à higiene bucal dos seus filhos. Os altos teores de açúcares presentes nos chocolates contribuem para o surgimento de cáries.

Mas não se sinta tão culpado! O chocolate, em doses moderadas, também tem alguns aspectos positivos: comprovadamente reduz a chance de problemas cardiovasculares, proporciona sensação de bem-estar e, os feitos ao leite, podem ser fontes de proteínas e cálcio, nutrientes importantes para o organismo.

Assim, a regra para o consumo de chocolates, tanto na Páscoa quanto no restante do ano, é MODERAÇÃO! Seja comedido ao desfrutar essa delícia!